terça-feira, 21 de junho de 2011

Número de Alunos por Professor em EaD

A Carta de João Pessoa afirma:

Sugerimos também uma discussão aprofundada sobre [...] a limitação do número de alunos em turmas de EaD.

Qual proposta concreta podemos fazer em relação ao número de alunos por professor em EaD?

4 comentários:

  1. Estou coma apenas alguns meses de tutora e não tenho ideia de como seria esse número. Acredito que quem tenha mais experiência pode orientar melhor sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. Penso que o número de alunos vai depender de vários fatores como: nível de ensino (técnico, médio, superior, pós), densidade do conteúdo, duração do curso, homogeneidade ou heterogeneidade da turma etc, de forma que os tutores possam atender de maneira satisfatória a todos os alunos, tendo tempo para se dedicar e conhecer melhor as deficiências de cada um.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Uma vez que o professor de EaD faz atendimento individualizado, ao contrário do professor de curso presencial, penso que o primeiro não deve ter mais alunos do que o segundo, em média. Percebo que, dada a quantidade enorme de alunos que cada tutor deve atender, existe uma forte tendência de que o professor de EaD assuma a confortável posição de deixar o aluno por conta própria, atendendo-o apenas quando solicitado. Se o professor possui poucos alunos, torna-se mais fácil acompanhar verdadeiramente o desenvolvimento individual destes.

    ResponderExcluir