Blog do Encontro Nacional de Professores em EaD, a ser realizado de 11 a 21 de junho de 2011 durante a JOVAED - Jornada Virtual ABED de Educação a Distância, coordenado pelo professor João Mattar. Logo desenvolvida por X-Orion.
Estou coma apenas alguns meses de tutora e não tenho ideia de como seria esse número. Acredito que quem tenha mais experiência pode orientar melhor sobre o assunto.
Penso que o número de alunos vai depender de vários fatores como: nível de ensino (técnico, médio, superior, pós), densidade do conteúdo, duração do curso, homogeneidade ou heterogeneidade da turma etc, de forma que os tutores possam atender de maneira satisfatória a todos os alunos, tendo tempo para se dedicar e conhecer melhor as deficiências de cada um.
Uma vez que o professor de EaD faz atendimento individualizado, ao contrário do professor de curso presencial, penso que o primeiro não deve ter mais alunos do que o segundo, em média. Percebo que, dada a quantidade enorme de alunos que cada tutor deve atender, existe uma forte tendência de que o professor de EaD assuma a confortável posição de deixar o aluno por conta própria, atendendo-o apenas quando solicitado. Se o professor possui poucos alunos, torna-se mais fácil acompanhar verdadeiramente o desenvolvimento individual destes.
Estou coma apenas alguns meses de tutora e não tenho ideia de como seria esse número. Acredito que quem tenha mais experiência pode orientar melhor sobre o assunto.
ResponderExcluirPenso que o número de alunos vai depender de vários fatores como: nível de ensino (técnico, médio, superior, pós), densidade do conteúdo, duração do curso, homogeneidade ou heterogeneidade da turma etc, de forma que os tutores possam atender de maneira satisfatória a todos os alunos, tendo tempo para se dedicar e conhecer melhor as deficiências de cada um.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUma vez que o professor de EaD faz atendimento individualizado, ao contrário do professor de curso presencial, penso que o primeiro não deve ter mais alunos do que o segundo, em média. Percebo que, dada a quantidade enorme de alunos que cada tutor deve atender, existe uma forte tendência de que o professor de EaD assuma a confortável posição de deixar o aluno por conta própria, atendendo-o apenas quando solicitado. Se o professor possui poucos alunos, torna-se mais fácil acompanhar verdadeiramente o desenvolvimento individual destes.
ResponderExcluir